IPE ROXO PAU D`ARCO DO PANTANAL

Publicado em 29 de Outubro de 2013

Essa árvore (Tabebuia heptaphylla) foi doada por Nereu Rios há três anos para o proprietário deste terreno no distrito de Piraputanga, município de Aquidauana.

Agora realiza a sua primeira coleta da espécie, em outubro de 2013.
CARACTERÃSTICAS: A árvore pode atingir até 30 m de altura e 90 cm de diâmetro. As sementes aparecem em grande quantidade e são grandes e aladas. Medem de 2,5 a 3 cm de comprimento e cerca de 6 a 7 mm de largura.
No período que antecede a floração, as folhas caem e surgem no ápice dos ramos magníficas panículas com numerosas flores tubulosas, de coloração rósea ou roxa, perfumadas e atrativas para abelhas e pássaros. A floração

ocorre de junho a setembro e os frutos amadurecem de julho a novembro, sendo que em plantio a frutificação inicia entre 5 e 7 anos.
A espécie é bastante ornamental pela coloração de rosa e lilás intenso, sendo muito utilizada em praças, jardins públicos, avenidas, estradas e alamedas e também em recomposição de mata ciliar. Em reflorestamentos é utilizada na reposição de mata ciliar para locais sem inundações. Esta árvore não é recomendada para o uso em calçadas.
O número de indivíduos que ainda são encontrados em áreas de ocorrência natural é pequeno, sendo necessário seu replantio para que a espécie não entre na lista de extinção.